Aratu-Maragojipe promove edição histórica na Baía de Todos-os-Santos
- Aratu Iate Clube

- 26 de ago.
- 7 min de leitura
Com excelentes condições climáticas e raia cheia, foi realizada no último dia 23, sábado, a tradicional Regata Aratu-Maragojipe, que em 2025 completou a sua 56ª edição. A programação teve início às 19h00 do dia 22/08, sexta-feira, com uma concorrida e prestigiada Cerimônia de Abertura, realizada na sede do Aratu Iate Clube, entidade promotora do evento.

Stands de patrocinadores e apoiadores, praça de alimentação com variadas iguarias, espaço VIP para autoridades e apresentação de show musical com “Dan Miranda”, fizeram parte da grande estrutura montada no Aratu Iate Clube para receber os mais de 900 convidados.
Na oportunidade o Comodoro do Aratu Iate Clube Lúcio Bahia fez um “tour” pelas dependências do clube, acompanhado do Vice-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, Comandante do 2º Distrito Naval e sua esposa Andréa, do Sr. Marcos Miranda, representando o Secretário de Turismo do Estado Maurício Bacelar, do Prefeito de Simões Filho Devaldo Soares, do Secretário de Turismo de Simões Filho Joel Cerqueira, da Secretária do Mar da Prefeitura de Salvador Maria Eduarda Lomanto, representando o Prefeito Bruno Reis, e de Marcelo Fróes, Coordenador Geral da Regata Aratu-Maragojipe 56 anos.
ABERTURA OFICIAL
Conforme programado, a partir das 20h00, no palco principal do evento, deu-se início a abertura oficial da 56ª edição da Regata Aratu-Maragojipe com o pronunciamento do Comodoro Lúcio Bahia e do Diretor de Vela do Aratu Iate Clube Moacyr Montenegro Júnior, que deram as “boas-vindas” a todos os presentes.

Discursaram em seguida o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Gustavo Garriga, seguido de Devaldo Soares, Prefeito de Simões Filho, cidade onde está sediado o clube, que falou da relevância do evento para a cidade de Simões Filho e da promoção da Baía de Aratu como importante polo dos esportes náuticos na Bahia.
Também se pronunciaram o Secretário de Turismo de Simões Filho Joel Cerqueira, a Secretária do Mar da Prefeitura de Salvador Maria Eduarda Lomanto e a Comandante da COPPA Major PM Érica Patrícia.
HOMENAGENS
Além das homenagens feitas aos oradores e às suas respectivas entidades, destaca-se também o reconhecimento à Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR/BA), na pessoa do Secretário Maurício Bacelar, representado pelo Sr. Marcos Miranda, à EMBASA, na pessoa do seu presidente Gildeone Almeida, na oportunidade representado pela Sra. Liliane Alcantara, a Capitania dos Portos da Bahia, na pessoa do CMG Alexandre de Souza Gomes, atual Comandante e ao CMG Leonardo Lopes, Comandante da Base Naval de Aratu.

Também homenageadas as empresas QPC Incorporadora, através do empreendimento “Vila Boulevard Itaparica”, representado pelo Sócio-Diretor Marcelo Castro Lima, a “Cerveja Corona”, representada por Agatha Wicks, o “Grupo Mar Aberto”, representado pelo Diretor Fred Figueiredo, a “Divisão industrial e Marítimo Volvo Penta”, representada por Felipe Lobo e a “Recife Marina”, representada por Suely Cavalcanti.
FESTA DE ABERTURA
Após a solenidade de abertura, deu-se início a apresentação do cantor “DAN MIRANDA”, que agitou o público com um rico repertório musical. A estrutura montada na sede do Aratu Iate Clube ofereceu uma variada praça de alimentação, com baiana de acarajé, hamburgueria artesanal, pizzaria, espetinhos, salgados diversos e coquetelaria. A festa encerrou-se por volta da meia noite e foi muito elogiada por todos.
A REGATA
Desde as 05h30 da manhã do sábado, dia 23, o Aratu Iate Clube já apresentava uma grande movimentação de velejadores. Muitos pernoitaram em seus barcos, e já se preparavam para um café da manhã servido no restaurante do clube, além de fazerem os últimos ajustes em suas embarcações
.

A competição teve a sua largada na saída da Baía de Aratu, em Simões Filho, nas imediações de Ilha de Maré, localidade pertencente à Salvador. Essa é uma das particularidades da Regata Aratu-Maragojipe. A sua largada é feita exatamente em um local que contempla duas importantes cidades do nosso estado.
LARGADA EM 3 ETAPAS
Diante do grande número de veleiros inscritos para a Regata (quase 140), a largada é dividida em três momentos. A primeira aconteceu as 10h00, a segunda as 10h30 e a terceira e última, as 10h45. Isso ocorre para que as embarcações mais lentas zarpem com 30 minutos de antecedência, evitando assim qualquer acidente com as embarcações maiores e mais rápidas.
CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
Apesar da expectativa de chuva passageira, segundo a previsão do tempo, a 1ª largada aconteceu com sol, tempo firme e vento favorável na faixa de 12 nós (cerca de 20 km/h). Contudo no momento da 2ª largada, a maior de todas, com mais de 80 veleiros envolvidos, o vento mudou, diminuindo a intensidade, e exigindo das tripulações uma movimentação maior no ajuste de velas e da mudança da estratégia de largada.
Mas foi por pouquíssimo tempo. Cerca de 20 minutos após a 2ª largada o vento voltou firme, e até aumentou para a faixa de 15 nós, reconhecido como o “vento ideal” para uma competição como essa.
PERCURSO E CHEGADA DA REGATA
Após a largada, os veleiros seguiram pelo mar da Baía de Todos-os-Santos em direção à Salvador, até as imediações da boia de nº 2 do canal de Aratu. Nesse momento, um dos mais belos da competição, as tripulações içam as suas “velas-balão”, que chamam a atenção pela grande dimensão e colorido.
Essas velas são utilizadas quando o vento está na popa da embarcação, ou seja, quando sopra por trás do barco. Isso faz com que o veleiro aumente significativamente a sua velocidade, tornando a competição ainda mais acirrada.
No percurso as embarcações navegam próximas a belas regiões como Ilha dos Frades, Ilha de Itaparica, Reserva Ambiental da Ilha do Medo, Barra do Paraguaçu (entrada para o rio), até cruzarem a raia de chegada, este ano montada nas proximidades de São Roque do Paraguaçu, município de Maragojipe.
RECEPTIVO DO EVENTO
O receptivo da “Regata Aratu-Maragojipe 56 anos” aconteceu esse ano na bela marina de Salinas da Margarida, umas das 11 obras estruturantes do Governo do Estado da Bahia na BTS, através do PRODETUR.
Muito bem estruturada, com píeres flutuantes bem iluminados, capazes de acomodar confortavelmente dezenas de veleiros, píer fixo amplo e seguro, píer de embarque e desembarque para embarcações de diversos tamanhos, inclusive grandes escunas, banheiros e vestiários, além de uma ampla e muito bem localizada área de circulação. Foi nesse lindo cenário que aconteceu a Cerimônia e Festa de Premiação do evento.
O Aratu Iate Clube contratou cinco embarcações para transporte de velejadores que fundearam os seus barcos nas proximidades da marina. Diante do grande número de veleiros não foi possível acomodar todos nos píeres da marina, mas não houve qualquer dificuldade. Os tripulantes foram muito bem atendidos de forma rápida e segura.
As embarcações utilizadas para este serviço foram autorizadas pela Capitania dos Portos da Bahia. Todas elas com documentação em dia e condutores habilitados.
ESTRUTURA DE PRIMEIRA
Ao desembarcarem na marina de Salinas da Margarida os velejadores foram recepcionados com uma grande estrutura “all inclusive”. Um delicioso buffet de churrasco e variada mesa de frios e guarnições, open bar com cerveja CORONA, refrigerante e água ficaram à disposição dos participantes das 17 às 23h30.
BANDA “MAQUINAS NA PISTA”
Essa foi a primeira atração musical do receptivo da Regata Aratu-Maragojipe 56 anos. Das 18 as 20h00 mais de 800 velejadores curtiram o melhor do pop-rock nacional e internacional.
CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
A Cerimônia de Premiação contou com as presenças do Vice-Prefeito de Salinas da Margarida Esmeraldo Gomes, carinhosamente conhecido por “Memezinho”, do Secretário de Turismo Euclides Freitas e da Assessora da Secretaria do Mar da Prefeitura de Salvador Vera Garcez, na oportunidade representando o Prefeito Bruno Reis e a Secretária do Mar Maria Eduarda Lomanto.
Memezinho, em seu discurso, deu as boas-vindas aos velejadores, externando a sua imensa alegria em Salinas da Margarida ter sido escolhida para o receptivo da maior regata-percurso do Brasil. Recebeu das mãos do Comodoro do Aratu Iate Clube uma merecida placa de homenagem pelo importante apoio da Prefeitura de Salinas da Margarida à Regata.

Foram premiados os três primeiros veleiros de cada classe com belos troféus em madeira e aço. Os troféus de FITA AZUL, para os primeiros barcos a cruzar a paia de chegada dos grupos 01, 02 e 03, foram entregues respectivamente aos veleiros NA BOA do Aratu Iate Clube, o veleiro SAGMA, do Yacht Clube da Bahia e o veleiro ODARA, do Saveiro Clube da Bahia.
FESTA DE ENCERRAMENTO – BANDA "TIO ELÉTRICO"
O encerramento do evento aconteceu ao som da “Banda Tio Elétrico” com um repertório de músicas inesquecíveis do carnaval baiano. Foi um momento único na história da Regata Aratu-Maragojipe. Todos os velejadores em um clima de muita alegria, paz, confraternização, ao som de boa música, em um ambiente seguro e muito confortável.
A produção do receptivo na Marina de Salinas da Margarida ficou a cargo da “Happy Eventos” da competente profissional Andréa Chamusca e sua equipe, que recebeu muitos elogios.
PATROCINADORES E APOIADORES
A Regata Aratu-Maragojipe 56 anos foi uma realização do Aratu Iate Clube, sob gestão do Comodoro Lúcio Bahia, e contou com importantes patrocinadores e apoiadores, a exemplo da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR/BA), patrocinadora master do evento.
Teve o especial patrocínio da Prefeitura Municipal de Simões Filho, da EMBASA e da Prefeitura de Salvador/SAC Náutico. Contou com o patrocínio do empreendimento “Vila Boulevard Itaparica” da QPC Incorporadora e da “Cerveja Corona”. Especial apoio da Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida, da “Divisão Industrial e Marítimo Volvo Penta”, do Grupo Mar Aberto e da Recife Marina.
Apoio Institucional do Esporte Clube Bahia Associação, da Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos da Bahia, da Associação Náutica da Bahia (ANB), da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB), da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA), da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO) e da Ellas Produções e Eventos Náuticos.
Importante apoio de mídia da Tribuna da Bahia, do Site Mar Bahia, da Uranus2 Comunicação, do Site Nautinews, do Programa A Bordo e do Metrópole Turismo da Rádio Metrópole FM e da Bahia Marina.
FOTOS E VÍDEOS
Todos os momentos da Regata Aratu-Maragojipe 56 anos poderão ser acessados pelo site oficial do evento: www.aratumaragojipe.com.br




Comentários