top of page

Barcos baianos se preparam para grandes disputas no maior evento de Vela da América Latina

O maior evento de Vela na América Latina, a 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, já conta com três barcos da Bahia confirmados. Os veleiros Jack Sparrow Lasquinê (HPE 25), Dona Marina (RGS) e o Marujo's Stanley (ORC) representarão o estado na competição, que acontece entre os dias 22 a 29 de julho, no Yacht Club de Ilhabela.

Foto: Will Recarey

O time do Jack Sparrow/Lasquinê (Aratu Iate Clube) quer mostrar a força da classe HPE 25 na Bahia, estado que sediou o Brasileiro da categoria e conta com outras equipes de alto nível, como os medalhistas pan-americanos Juliana Duque e Rafa Martins. ''A Semana de Vela é um evento sensacional e esse ano será mais especial ainda, por se tratar de um marco histórico de 50 anos. Velejar na ilha em uma classe tão competitiva já é muito bom e nesse contexto de um ano tão importante será marcante e inesquecível'', disse André Costa, comandante do Jack Sparrow/Lasquinê.


Foto: André Luiz Sá Gomes
Foto: Luciano Cruz

O Dona Marina (Angra dos Veleiros) também é estreante no evento, reunindo a família e amigos entre os dez tripulantes a bordo. "O grande forte do barco é com o vento acima de 12 nós. A tripulação é toda da Bahia, quatro já tiveram a experiência de correr a Semana Internacional de Vela. Estamos há cinco meses treinando com a equipe. Vamos chegar fortes, mas sabemos o quanto será difícil. Estamos indo também para brincar, para nos divertir e competir com esse pessoal para aumentar o nosso nível", comentou o capitão do barco, Maxwell Lavigne.


Já a experiente tripulação do barco baiano Marujo's Stanley (Aratu Iate Clube) é veterana na Semana de Vela, competindo em uma classe com grandes nomes da vela nacional. ''Este é um evento que engrandece o velejador que participa, principalmente pelo nível técnico dos barcos brasileiros e até estrangeiros. Vale a pena o esforço de mobilizar a tripulação, encarar a logística e enfrentar as feras'', contou Gerald Hamilton Wicks Júnior, comandante do Marujo's Stanley.

  • link instagram
  • link facebook
  • link youtube

#aratuiateclube

bottom of page