top of page

Regata Sergipe-Bahia é destaque no mapa da Vela nacional

Aracaju vai sediar a segunda edição da Regata Sergipe Bahia (Reseba), uma iniciativa do Grupo de Velejadores Oceânicos de Sergipe. A largada acontecerá na sexta-feira, 22, às 9h, na Orla da Atalaia, e segue até o Sunset de Boas-Vindas e Premiação, ambos no Aratu Iate Clube, em Salvador (BA). Nesta quinta-feira, 21, houve um encontro dos velejadores no Rio Sergipe, nas proximidades do Iate Clube de Aracaju.


"Estou muito feliz em representar o Aratu Iate Clube, clube parceiro na realização da 2a regata Sergipe -Bahia e comandando o Ventania. Sem dúvida a entrada de veleiros de maior porte como o Ventania, através da Barra do Rio Sergipe, será um divisor de águas para o turismo náutico no estado de Sergipe", declarou o comodoro do AIC, Lucio Bahia.

Veleiro Ventania, do comodoro Lucio Bahia, em Aracaju

A regata, que tem patrocínio máster do Governo de Sergipe, por meio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), coloca o estado no mapa da vela oceânica nacional. Com isso, reforça a imagem de Sergipe, contribuindo para impulsionar o turismo esportivo no estado. Segundo o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, trata-se de mais um evento de grande porte que traz para o estado um número relevante de turistas. “A Regata Sergipe Bahia movimenta a cadeia do turismo, ampliando a ocupação hoteleira e o consumo em bares e restaurantes. Especialmente porque os desportistas vêm, em geral, acompanhados dos familiares, que aproveitam para conhecer nossa cidade, além de outros roteiros, como Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco”, exemplifica.

Foto: Max Carlos/Setur

Nesta segunda edição, participam 20 embarcações – na edição anterior, foram 12. Entre elas, estão o Catamarã Odara, e o Ventania, um veleiro tipo Oceanis de 55 pés, o maior a navegar em águas sergipanas – ambos são de Salvador. Integrando a lista de barcos baianos participantes, estão o Marujos, Papaléguas, Intuição JC, Vidente, Spirogyro, Bella Nau, Xeu, Piaba, Curumim e Alebrije Marinho.


Nas embarcações participantes, mais de 120 velejadores de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco compõem as equipes. Eles cumprirão um trajeto de 150 milhas náuticas entre Aracaju e a Baía de Todos os Santos, passando pelo sul de Sergipe e pelo litoral norte da Bahia, considerado um dos trechos mais belos do litoral nordestino.


Sobre a Regata


A Regata Sergipe Bahia já surgiu como a terceira maior competição de navegação costeira/oceânica do país, atrás apenas da Refeno (Recife-Noronha) e da Santos-Rio. Destaque que a edição deste ano homenageia o velejador baiano Nelito Taboada, capitão do veleiro Odara, uma verdadeira referência na vela nacional.

Comments


  • link instagram
  • link facebook
  • link youtube

#aratuiateclube

bottom of page